Neste domingo passado, lemos a proposta e estudamos a parte I da introdução do Livro dos Epíritos e um poucou da parte II.
Parte I
A Doutrina Espírita é espiritualista, já que acredita em algo além da matéria, mas não é somente espiritualista, na verdade, ela tem por princípios as relações do mundo material com os Espíritos, o que ultrapassa ela ser somente espiritualista, já que esta não acredita, necessariamente, na existência dos Espíritos. Portanto o espiritismo é uma Doutrina Espírita e não uma Doutrina Espiritualista.
Parte II
Há várias acepções da palavra alma, dentre estas há a materilista, na qual a alma é um efeito e não uma causa, pois é dependente do corpo, não tem exitência anterior ao corpo e se extingue quando este morre.
Outra é a concepção de que a alma é um princípio da inteligência, um todo do qual cada ser absorve uma centelha para viver e após a morte esta volta para o todo. Esta é uma variedade do panteísmo, Deus é o todos e cada ser uma parte deste todo, nesta a individualidade não existe após a morte.
Enfim, a doutrina espiritualista tem a idéia de que a alma é independente da matéria, é um ser moral, que concerva a sua individualidade após a morte.
0 comentários:
Postar um comentário