domingo, 9 de dezembro de 2012

Entrevistas de José Pacheco


Olá, boa noite, pessoal!

No primeiro estudo de autonomia realizado, fizemos a releitura de algumas perguntas feitas ao José Pacheco em entrevista que ele deu a "Estação D" e a "UOL Educação".

Seguem alguns comentários que rolaram durante a leitura:

Uma questão feita ao Pacheco, tenta levantar se há uma separação entre educação e ensino. Na resposta dele, é dito que não. Daí comentou-se entre os presentes da nossa "necessidade de separação das coisas". Por exemplo, muitos educadores, em sala afirmam aos alunos que a educação deve vir de casa e na escola o professor tem que ensinar as matérias, somente. Neste exemplo lembrado, pode-se perceber a separação feita pelo educador entre, educação e ensino, como se não houvesse relação entre ambas. Pensamos, na verdade, que esta linha divisória não existe. Nas palavras do próprio Pacheco, ele afirma: "Se há influência, há educação". Com isso o professor que diz ensinar, influencia de alguma forma o educando, e assim tem-se também a educação.
Ainda sobre o ensino e educação, um clichê usado em algumas situações por educadores, foi lembrado: "educação vem de casa!". Comentou-se que essa postura é típica de professores conteudistas, mas não cidadanistas.

Comentou-se também sobre o método cartilhado usado atualmente nas escolas estaduais. Sobre este tópico, o Pacheco lembra que o aluno médio é usado como base para a elaboraçao e aplicação do método, o que não faz nenhum sentido, considerando que cada aluno é único e não poderia ser tomado como um genérico.

No final da reunião, levantamos algumas ideias que poderiam ser proveitosas para a COMERRP no que se refere a autonomia.
Por exemplo, procurar mocidades que não tenhamos visitado e propor um estudo sobre autonomia. Outra ideia foi procurar por outras escolas que utilizem o método autônomo como base de trabalho para a educação.

Bom, foi isso.
Comentem e nos vemos no próximo estudo.

Postaremos aqui os próximos resumos em breve.

Segue link para a entrevista do José Pacheco concedida a UOL Educação: clique aqui

Abraços.

0 comentários: