Reunião do dia 23 de dezembro de 2007.
Revista Espírita
"Como vós, meus caros filhos, conheci as alegrias e os sofrimentos, sei tudo o que há de dúvidas em vossos espíritos, e de combate em vossos corações. É para vos premunir contra vossos defeitos, e vos mostrar os escolhos contra os quais poderíeis vos chocar, que serei justo, mas severo."
Esse trecho foi tirado da carta do espírito LACORDAIRE. Este trecho nos remete a frase "Conhece-te a ti mesmo", pois o espírito diz que conheceu as alegrias e os sofrimentos e, por isso, sabe quais as dúvidas dos outros espíritos.
"A vós, pois, Espíritas de Paris, que podeis muito pela vossa posição pessoal e pela vossa influência moral, a vós, digo, a glória e a honra de dar o exemplo sublime das virtudes cristãs. Não espereis que a infelicidade venha bater em vossa porta. Ide diante de vossos irmãos sofredores, dai ao pobre o óbolo da jornada, secai as lágrimas da viúva e do órfão, com doces e consoladoras palavras [...] Prodigalizai, por toda a parte, sobre a vossa passagem, o amor e a consolação; elevando assim as vossas boas obras à altura de vossos pensamentos, merecereis dignamente o título glorioso e brilhante que vos concedem mentalmente os espíritas da província e do estrangeiro, cujos olhos estão fixados sobre vós, e que, tocados de admiração diante das ondas de luz que escapam de vossas assembléias, vos chamarão o Sol da França."
LACORDAIRE diz que tais médiuns franceses tem "a honra de dar o exemplo sublime das virtudes cristãs" e que pelas suas obras merecem ser chamados de "Sol da França".
Isso cabe também a nós, monitores. Como monitores temos a honra de passar todo o nosso aprendizado para os participantes. :)
Livro dos Espíritos (918-919)
-Caracteres do homem de bem
O espírito é aquele que está a caminho de ser um homem de bem. Não dizemos que Jesus (um exemplo de homem de bem) é espírita, mas cristão. A doutrina é o meio, depois que a pessoa a atingiu, ela é cristã, por isso Jesus é cristão.
"O homem cheio do sentimento de caridade e de amor ao próximo faz o bem pelo bem, sem esperança de retribuição, e sacrifica o seu interesse à justiça."
Para o homem de bem, o objetivo da vida é a evolução e a felicidade é a recompensa. Além disso, o homem de bem se conhece, por isso sabe o que é melhor para o próximo. E não necessariamente o que o outro quer é o melhor, por isso o homem de bem fará ao outro o que é melhor e não o que o outro quer. E se a pessoa se conhece, ela decide o que ela fará, nada determinará suas características.
- Conhecimento de si mesmo
919- Qual é o meio prático e mais eficaz para se melhorar nesta vida, e resistir aos arrastamentos do mal?
"Conhece-te a ti mesmo". Mas como é possível nos conhecermos?Interrogando nossa consciência freqüentemente. O quanto nos questionamos? Por que fazemos o que fazemos? Por que escolhemos o que escolhemos? Essas e outras são perguntas importantíssimas para o nosso crescimento individual, pois o conhecimento de si mesmo é "a chave do progresso individual". Ora, se nosso objetivo é a evolução, o que estamos esperando para nos questionar e seguir o caminho de um homem de bem?
**O que acham??
**Comentem.
rs...
1 comentários:
Deixa ver se eu entendi:
A chave do progresso é a gente conhecer a nós mesmos. Concordo, mas para se chegar a esta conclusão temos que responder para nós mesmo algumas perguntas.
Primeiro: Para que nós conhecermos?
Segundo: Porque chegar ao progresso?
Terceiro: Como chegarmos a este progresso?
A resposta à primeira pergunta é própria frase inicial, para progredirmos.
Agora o porque é simples também, quando a gente se conhece já sabe qual é o nosso limite, o que nos envaidece, o que nos irrita, nossos gostos, porque gostamos de beltrano e não de fulano, etc.
A gente quando percebe que estamos no nosso limite e temos a consciência de que podemos ir mais, a gente entendi a necessidade de ir além. E esse ir além é deixarmos de sermos egoísta, mesquinhos, é termos a exata compreensão de que temos defeitos iguais ou piores do que nosso semelhante. Quando percebemos a importância da caridade, do amor ao próximo, conseguimos ver que aquilo que mais nos irrita nos outros, é o que temos dentro de nós mesmos. Aquele ou aquilo que nos envaidece pode ser a máscara da nossa ruína.
Como... Fazemos escolhas diárias. É através de nossas escolhas que construímos o Ser que somos. Onde se encaixa nosso ser? Na riqueza ou na renuncia? Seremos uma cópia ou nós mesmos? Claro que é valido os grandes exemplos que temos como Gandhi, Madre Teresa, Francisco de Assis...
Será que se largamos tudo para traz, trabalho, amigos, dinheiro e seguirmos uma vida de renuncias estaremos progredindo mais ou menos? Isto é de fato necessário? Será que não existe um meio termo? Um jeito nosso de fazermos isso? Só é claro que o progresso para se chegar nele, não existe atalho. Caminhos para ele nos são apresentados constantemente.
Acho que o termômetro que pode medir nossas escolhas e suas conseqüências é analisarmos o texto caracteres do homem de bem junto com nossa consciência.
Proponho aqui fazermos este exercício durante esta semana, analisarmos nossas escolhas e atitudes sem perder o texto citado de vista.
Beijo Grande!
Rê!
Postar um comentário