terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O Espírito como ser inteligente e individualidade

"Há no homem um principio inteligente que se chama ALMA ou ESPÍRITO , independente da matéria que lhe dá o senso moral da faculdade de pensar"

A existência da alma está provada pelos atos inteligentes do homem, que devem ter uma causa inteligente e não uma causa inerte.

A sua independência da matéria está demonstrada de maneira patente pelos fenômenos espíritas que a mostram agindo por si mesma.

"A alma do homem sobrevive ao corpo e conserva a sua individualidade depois da morte"

A individualidade da alma foi posta a descoberto de uma maneira, por assim dizer, material, nas manifestações espíritas, pela linguagem e as qualidades próprias de cada uma; uma vez que elas pensam e agem de uma maneira diferente , que umas são boas e outras são más, umas sábias e outras ignorantes, isso é a prova evidente de que elas não estão confundidas num todo homogêneo. A própria alma constata sua individualidade, porque tem pensamento e vontade próprios, distintos das outras.

3 comentários:

André disse...

Olá,

Neste ponto me parece importante retornar ao caminho da introdução, como meio de responder às refutações possível. Afinal, poder-se-ia alegar que é o diabo que se manifesta e que engana; e até mesmo que possam ser como somatório dos pensamentos dos presentes, como defende certo setor da parapsicologia.
Não entendi bem como a alma constata sua individualidade. Poderiam esclarecer?

Beijos

Anônimo disse...

Quanto ao ponto do Diabo, acho que ao vermos o conteudo das mensagens e se percebemos um certo conteudo que não se mostra contra a moral de Cisto, por exemplo, é como se o diabo brincasse de ser bom, o que não seria um mal ser bom às vezes (rs). Mas as comunicações ao mostrarem um comteúdo por vezes de acordo com a moral espírita que se prega não poderia ser uma espécie de Demônio que brinca com o bem para se fazer o mal. E acredito que as comnicações mostram uma certa heterogeneidade, como as lembranças da vida passada e as 'verdades' que comunicam sobre suas vidas nas mensagens o que comprovaria a permanencia depois da morte da individualidade que se teve na vida terrena. Quanto ao trecho destacado por você André, não tive muito claro na leitura também o que se pretende. Seria a questão de que a alma conservando a individualidade, pensamentos e vontade próprios evidenciariam a heterogeneidade? Bom, acho que por enquanto só! Beijos. Comentem!!!

André disse...

Pauleta,

Sua resposta recorreu à introdução. E é bem isso que entendo que seja preciso fazer. Pq é lá que há a prova da concepção espírita das manifestações... Mas sua apresentação não recorreu a todos os passos da introdução, e acho que cada um deles é necessário para que haja uma respostas satisfatório. (mas não espero que vc os coloque aqui, nem acho necessário).
Quando ao que perguntei, cito o trecho:
"A própria alma constata sua individualidade, porque tem pensamento e vontade próprios, distintos das outras."
Isso esta somado ao que vem logo antes. Mas, de qualquer forma, não entendo bem o que se quer dizer com isso.

Abraços