1ª Parte: Filosofia da Educação
Capítulo IV: Fundamentos da Educação (Continuação)
Chegamos a conclusão, segundo o texto lido, que não podemos considerar educação como "ações" impostas. A educação deve se dar por outros meios e não pela imposição dos conhecimentos que devem ser adquiridos. Às vezes, a imposição leva o aluno a não querer aprender.
Incontri lista uma série de requisitos necessários ao educador, o mais importante, frisado pela autora, é o amor à quem se educa. Refletimos sobre como aplicar os requisitos do educador quando estivermos trabalhando. (Sempre refletimos a aplicação dentro e fora da COMERRP, pois alguns de nós fazemos cursos de licenciatura e os demais se preocupam com a Educação como um todo).
Revisamos, para os mais novos nas COMERRPs e na tutoria, como funciona no encontro em si. Dizemos que não é possível em um só encontro aplicar todos os conhecimentos adquiridos durante a tutoria, necessitamos de vários estudos e também de alguns encontros para refletir melhor nossas práticas durante o encontro. Também comentamos que nosso "trabalho" depende dos participantes, alguns já mais maduros entendem melhor o funcionamento do encontro, outros necessitam de mais de um encontro. Isto não significa que os menos maduros tem menos capacidade ou, ainda, que não aproveitem nada: cada participante entra no sábado de uma maneira e sai na terça diferente. Lembramos que a COMERRP e a autonomia são, antes de tudo, um processo que se dá aos poucos dependendo do empenho de cada um. Quando dizemos maduros ou imaturos, não estamos nos referindo a idade, mas sim ao amadurecimento espiritual e pessoal de cada um.
Comentamos também que já que a Educação serve para evoluir nossas capacidades intelectuais e morais, deveríamos escolher as profissões/carreiras que temos mais dificuldades e não as que já temos facilidades. Entretanto, frisamos também a importância de não nos restringirmos as áreas de nosso interesse e sim procurar conhecimentos diversos, pois os seres não podem ser especialistas em uma só coisa e limitar-se a ela, devem expandir seus horizontes.
Até mais.
Abraços
Incontri lista uma série de requisitos necessários ao educador, o mais importante, frisado pela autora, é o amor à quem se educa. Refletimos sobre como aplicar os requisitos do educador quando estivermos trabalhando. (Sempre refletimos a aplicação dentro e fora da COMERRP, pois alguns de nós fazemos cursos de licenciatura e os demais se preocupam com a Educação como um todo).
Revisamos, para os mais novos nas COMERRPs e na tutoria, como funciona no encontro em si. Dizemos que não é possível em um só encontro aplicar todos os conhecimentos adquiridos durante a tutoria, necessitamos de vários estudos e também de alguns encontros para refletir melhor nossas práticas durante o encontro. Também comentamos que nosso "trabalho" depende dos participantes, alguns já mais maduros entendem melhor o funcionamento do encontro, outros necessitam de mais de um encontro. Isto não significa que os menos maduros tem menos capacidade ou, ainda, que não aproveitem nada: cada participante entra no sábado de uma maneira e sai na terça diferente. Lembramos que a COMERRP e a autonomia são, antes de tudo, um processo que se dá aos poucos dependendo do empenho de cada um. Quando dizemos maduros ou imaturos, não estamos nos referindo a idade, mas sim ao amadurecimento espiritual e pessoal de cada um.
Comentamos também que já que a Educação serve para evoluir nossas capacidades intelectuais e morais, deveríamos escolher as profissões/carreiras que temos mais dificuldades e não as que já temos facilidades. Entretanto, frisamos também a importância de não nos restringirmos as áreas de nosso interesse e sim procurar conhecimentos diversos, pois os seres não podem ser especialistas em uma só coisa e limitar-se a ela, devem expandir seus horizontes.
Até mais.
Abraços
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