domingo, 3 de novembro de 2013

Qualidades do Educador (continuação)

A Educação Segundo o Espiritismo- Dora Incontri
Capítulo VII- Qualidades do Educador

- Humildade: Lembramos que o orgulho pode cegar. Nos lembramos sobre o ocorrido, na última COMERRP, em que os participantes quiseram fazer um agradecimento especial aos seus respectivos tutores, e os tutores disseram que não queriam se reconhecidos, e toda a polêmica que se criou com o fato. Então, chegamos a conclusão que os elogios são dispensáveis, pois só envaidecem os Espíritos. Já as críticas são extremamente úteis, pois nos fazem refletir sobre nós mesmos.

- Paciência: Nos perguntamos sobre como ter a paciência e esperar a vontade do participante em 3 dias, o encontro é muito curto e muitos nem sempre o entendem de primeira. Então, consideramos a importância de manter um contato com o pessoal durante o ano, os conhecer melhor, criar um vínculo de amizade, assim nos próximos encontros, poderemos ajudá-los mais.

- Firmeza e Energia: Basicamente, podemos resumir esta característica em perseverança tanto na tarefa de educar a si mesmo quanto de educar seus alunos/tutorandos/filhos.

- Entusiasmo pelo saber: Lembramos que todo professor é um pesquisador, necessariamente. Lembramos sobre as aulas mais relacionadas a Educação, e os professores frisam: "saber o conteúdo técnico não significa que você saiba ensiná-lo. Chegamos a conclusão sobre a importância de conhecer as necessidades educacionais de seus alunos, pois cada um aprende melhor de uma forma. Pensar em todas as necessidades individuais pode dar muito trabalho, mas o resultados podem ser muito melhores.

Abraços
Até logo.

0 comentários: