sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Gênese Espiritual

Livro A Gênese- Allan Kardec

Capítulo Gênese Espiritual

-Princípio Inteligente:
Kardec afirma que todo efeito inteligente tem uma causa inteligente. Também salienta neste tópico que o materialismo e o ateísmo negam o efeito espiritual. Para o codificador, o princípio espiritual é diferente do princípio vital, o primeiro se liga mais ao espírito e o segundo mais a matéria, ambos existem de forma independente, mas juntos produzem a vida inteligente. O autor também explica que o espíritos adequam sua evolução a evolução do mundo que habitam, se o espírito não acompanhar o desenvolvimento do mundo, poderá ser transferido para algum mundo inferior ou superior. Kardec diz que a matéria ajuda os espíritos na sua evolução. O autor ressalta que o corpo do homem é feito da mesma matéria que o corpo dos animais.

-Origem do corpo humano:
Kardec afirma que possivelmente o homem descendeu dos macacos, porém este corpo continuou sua evolução. Consideramos o fato de Kardec estar bastante atualizado com as pesquisas da época, pois a Origem das Espécies de Darwin foi lançado somente alguns anos depois.

- Encarnação dos espíritos e Reencarnação:
 Para que um espírito encarne, Kardec explica que o perispírito se une ao corpo desde a fertilização, porém quando um corpo morre, ainda dentro do útero, o espírito se solta. Ao nascer, o espírito está ainda bastante ligado com o mundo espiritual, porém aos poucos vai esquecendo e se concentrando na sua vida terrestre, ao longo deste tempo o espírito encarnado vai recuperando suas faculdades desenvolvidas em outras vidas. Kardec frisa que a encarnação é uma necessidade para a evolução do espírito.
Segundo Kardec, a vida espiritual segue a evolução do planeta, também explica que a Terra não é um planeta muito evoluído nem os espíritos que aqui habitam. Depois da formação da Terra, ouve um momento que foi propício para o aparecimento da espécie humana, então espíritos de outros mundos migraram para cá.
 Kardec explica que nem todos os habitantes da Terra evoluem juntos, então conforme vão evoluindo, mudam de mundo. Os espíritos permanecem em um mundo até adquirirem as habilidades necessárias para habitar este mundo, caso se mudassem a cada encarnação o espírito não teria tempo para se acostumar ao planeta novo.

- Raça Adâmica:
Segundo Kardec, já existiam pessoas aqui na Terra quando apareceram Adão e Eva. Estes espíritos ajudaram na evolução da arquitetura, técnicas de agricultura, artes etc. Kardec acredita que depois de Noé, quando os hebreus chegaram no Egito, este já estava habitado com um grande império.
 Kardec ainda argumenta que ser não houvesse reencarnação não seria necessária a vinda de Jesus, pois seu objetivo era atingir a todos no presente, passado e futuro.

O grupo com um todo não compreendeu exatamente qual o sentido deste capítulo para o tema. Mas este subsidiou algumas discussões posteriores que não conseguimos responder, são elas:
- Segundo a crença espírita, o biológico, as provas etc são escolhas do espírito. Então, como um espírito poderia escolher um corpo masculino se tem mais afinidades com o feminino. Se o espírito escolhe, então seria uma opção, se tornando um problema para a luta LGBT, pois seus principais argumentos se baseiam que a homossexualidade é biológica.

-Se o espírito escolhe seu sexo, segundo a crença da programação para a próxima vida, então o espermatozoide seria pré determinado?

Discutimos que nos parece que os requisitos para a evolução são os mesmos para todos os espíritos, independente do sexo. Talvez, seria um argumento contra a tese de que o espermatozoide é escolhido.

0 comentários: