quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Estudo do temário - 07 de Dezembro de 2014

CONCLUSÕES DOS ESTUDOS SOBRE CADA QUESTÃO (Se descorda, comente dando a sua visão e colaborando para o estudo).

132 - Para cumprir sua parte com a obra da criação, o espírito se liga a um envoltório material, definido de acordo com a essência do mundo no qual buscará se aperfeiçoar. 

133 - Nenhum espírito deixa de reencarnar, visto que todos foram/são criados simples e ignorantes, não estando assim, isentos das adversidades da caminhada da evolução. Aqueles que persistem desde o início no caminho do bem, alcançam mais depressa seu objetivo. "Quem não é invejoso, nem ciumento, nem avarento, nem ambicioso, não terá os tormentos que nascem desses defeitos." 

134/135 - Alma é um Espírito encarnado e antes de encarnar a alma é Espírito, sendo assim, a mesma coisa, a alma e o Espírito, antes e depois da encarnação. Existe um terceiro "elemento" integrado ao homem, que é o perispírito, envoltório semimaterial que liga o Espírito à matéria, e é através de tal intermediário que o Espírito atua sob a matéria. (Em O Livro dos Espíritos, há dito que o corpo é a habitação do Espírito. Esta afirmação seria de figurada? Pois, tenho a impressão que é o espírito que envolve o corpo.) (Há dito também que o perespírito é o primeiro envoltório ao Espírito. Não significa então, que o perespírito envolva o Espírito, mas sim o corpo? Ou isto também é simbólico?).  
136 - A alma é independente do princípio vital. Sendo assim, o corpo com vida pode existir sem a alma, mesmo sendo apenas um pedaço de carne. O que não pode haver é alma para um corpo sem vida. 

137 - O espírito não pode encarnar em dois corpos diferentes, simultaneamente. 

138 - Os espíritos não partilham da ideia de que a alma seja o princípio da vida material. 

140 - A teoria que diz a alma ser divida em partes atuantes em cada órgão, pode ser razoável, caso esteja a se entender a alma como princípio vital; isto pois, a significação da palavra alma, pode variar segundo a aplicação que a ela se der. Mas a alma subentendida como Espírito reencarnado, tal teoria estaria errada, pois o Espírito é indivisível. 

141 - A opinião daqueles que dizem a alma circundar o corpo, não está errada, do ponto de vista de que a alma se irradia além dos limites do corpo, como a luz se irradia através do globo de vidro, em uma lâmpada, e, neste sentido, ela é exterior ao corpo. Contudo, não é um envoltório do corpo, mas sim, envolvida pelo perispírito e pelo corpo. 

142 - Crer na teoria de que a alma se completa com o passar dos anos, é tomar o efeito pela causa, pois apenas os órgãos do corpo se desenvolvem com o tempo. A alma é uma só e já está completa desde quando criança. 

143 - Os Espíritos não definem a alma todos da mesma maneira, pois cada um detém, momentaneamente, esclarecimentos limitados a suas experiências adquiridas. 

144 - A alma do mundo pode ser entendida como o princípio universal da vida e da inteligência????????????? (QUESTÃO ABERTA).

0 comentários: