terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Estudo dos itens III, IV e V da Introduçao de "O Livro dos Espíritos"

As primeiras manifestações inteligentes ocorreram por meio de mesas se leventando e batendo, com um pé , um número determinado de pancadas e respondendo por sim e por não, segundo a convenção, a uma questão posta; daí o nome de "a dança das mesas " ou "mesas girantes". Apartir dessas comunicações é que posteriormente surgiu a Dontrina Espírita, que tem como uma de suas bases, o estudo dos fenômenos mediúnicos.
Com o tempo, as batidas determinadas passaram para a escrita direta, onde um lápis era colocado sobre uma folha de papel posicionado sobre um cesto, onde o primeiro era movido por um impulso involuntário. Reconheceu-se mais tarde, que o cesto nao formava senão um apêndice da mao do médium, que é o intermediário entre os Espíritos e os homens.

3 comentários:

André disse...

Penso que o mais importante da introdução é como, parte a parte, o Kardec vai respondendo às possíveis refutações aos fenômenos espíritas até provar a existência dos espíritos.
Nesse sentido, não se trata de descrever a "evolução" da mediunidade, mais especificamente da psicografia.
O que vcs pensam sobre isso?

Beijos

Anônimo disse...

Eu não sei se diria ser o mais importante, mas ocupa papel crucial no entendimento da obra e também no que diz respeito a não mera aceitação dos fatos como dogmas ou coisas sobrenaturais. Quanto à questão que você apontou no final do seu comentário Dé, é no sentido de que o método de comunicação "evoluiu" e não a faculdade que sempre exisitiu e que, pelo que entendi, sempre teve seu gérmem nos homens? É isso? Beijos!!!! Comentem (rs)!

André disse...

Paulo,

O que quiz dizer é que a introdução não é um histórico sobre a evolução dos "métodos" mediúnicos. Isso não se justificaria na introdução do livro. E pq estaria no Livro dos espíritos e não no Livro dos médiuns (inclusive se não me engano tem esse histórico no livro dos médiuns)?
Por isso entendo que a introdução é, na verdade, a comprovação da existência dos espíritos. Isso acaba significando: provar os pressupostos que tornam o Livro dos Espíritos um lugar de "verdade". Quer dizer, ele não é uma revelação, e tb não é um ciência convencional. Ele só pode ser passível de verdade pq está provado antes dele começar que há espíritos e que se comunicam conosco; e que há um método de validação das respostas dadas por esses espíritos, que garante que há comunicação com espíritos bons que dão respostas "verdadeiras".
Se acompanhamos a introdução e aceitamos os argumentos apresentados, então quando começamos a ler as perguntas, já não podemos duvidar da origem das perguntas, e não podemos mais atribuir falsidade à elas ingenuamente. Entende?

Abraços