sábado, 14 de dezembro de 2013

O professor

Continuação do livro Educação Segundo o Espiritismo- de Dora Incontri
Capítulo VIII- O professor

Dora inicia o capítulo dando exemplos de grandes personalidades que além de suas aptidões intelectuais e artísticas também davam aulas., são eles: Bach, Kardec etc. A autora afirma que estes educadores não deram aulas por estarem sem opção profissional, davam aulas, pois era muito importante para eles. Porém, hoje em dia muitos acabam dando aulas por falta de opção, porque é a faculdade mais barata etc.

Dora comenta que além de ser especialista, também é necessária a vocação para o trabalho como professor, entretanto muitos não são nem uma coisa nem outra. Todos somos tutores por opção, então devemos fazer o melhor possível no responsabilidade que assumimos.

Dora afirma que é necessário ter muita certeza de que gosta da profissão de professor e também ser devotado a isso. Também fala sobre a necessidade do professor ter curiosidade por questões filosóficas . Outra característica assinalada pela autora, é a capacidade de comunicação que se expressa no saber ouvir e saber se expressar. E por último, afirma que uma boa formação pedagógica é necessária. Para este último tópico, a autora propõe um roteiro de leitura, porém Bia descorda, pois para ela a leitura é antes uma leitura de mundo que se dá na relação entre autor-texto- leitor, já Dora se foca em questões do texto e do autor e não numa relação de interatividade.

1 comentários:

André disse...

Não entendi a contenda da Bia com a Dora.