sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

As paixões e a Gênese Orgânica

Livro dos Espíritos, Livro III, "Perfeição Moral"

Continuação, a partir do item As paixões.

Retomamos a discussão sobre a reprodução e a questão da homossexualidade. Pensamos e rediscutimos casos como a esterilidade.

Discutimos que qualquer paixão, vício (gula, vaidade, luxuria, etc) que escraviza o homem é prejudicial, independente de sexo biológico.

Admitimos que o importante para a correção dos vícios, é a tentativa de nos conhecer profundamente, conhecer nosso íntimo.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

A Gênese - "Gênese Orgânica"

Os tópicos abordados neste capítulo foram:
- Como se formaram os primeiros casais que deram origem a tudo. Fernanda explicou que não eram casais, pois os primeiros seres, segundo a teoria evolucionista, utilizavam a reprodução assexuada.
Kardec afirma que a ciência ainda não soube responder a origem deste primeiros seres, mas está no caminho.

- Organização orgânica; A organização da matéria orgânica e inorgânica são regidas pelas mesmas leis. Segundo Kardec, os elementos simples vão se juntando e dando origem a novos elementos que por sua vez se juntam entre si e com outros elementos simples e vão dando origem a novos elementos. E assim sucessivamente. Logo o planeta acaba por ir se transformando/ evoluindo.

A matéria orgânica e inorgânica são compostas pelos mesmos elementos, porém em diferentes proporções. 

O estado sólido arranja as moléculas de uma maneira fixa, este é o passo necessário para a construção de elementos mais complexos. O primeiro passo para isso foi a cristalização, segundo Kardec.

- Principio Vital constitui a diferença entre a matéria orgânica e a inorgânica.

- Geração espontânea era bastante aceita na época, porém depois com o avanço da ciência esta ideia foi perdendo força. Somente é aceita para explicar o aparecimento de organismos muito simples.

- Homem é como outro animal qualquer, isto fere o orgulho de muitos seres humanos.
Kardec explica que o Materialismo e o Espiritismo caminha juntos até esta parte, porém agora começam a se distanciar ao tratar da parte espiritual.

1 comentários:

Gabriel Lima disse...

Quando eu questionei a Fer em alguns pontos na hora do estudo, eu estava me baseando neste texto, que até mostrei para o Guizão e que acho que devo mostrar a todos, achei muito interessante:

LINK (Não da para postar aqui, pois tem limite de 4 mil caracteres) = http://materialdoestudanteespirita.blogspot.com.br/2013/05/estudo-geneses-de-allan-kardec-cap-x.html