segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Educação- Para quê?- T. Adorno

Página 149- final

Pensar é o mesmo que fazer experiência de pensar.

É importante, segundo Adorno, que  o indivíduo esteja disposto  a vivência de experiências de aptidões e vice- versa, sem que o próprio indivíduo ceda a formas preconcebidas/ modelos ideias. Ampliar o nível de reflexão do indivíduo é possível  a partir de suas próprias experiências.

Para Adorno, a educação para a emancipação é igual a imaginação.Para o filósofo, a educação realista foi proposta para fugir dos contos da carochinha (como as Princesas Disney), porém acabam por esquecer de incentivar a imaginação.

Adorno alerta para termos cuidado com generalizações em relação a teorias ligadas a educação, é muito importante analisá-las com atenção.

O termo "individuação" é o processo de construção da individualidade, que está associado a própria autonomia. Existem barreiras para este processo encontrados na realidade social. Por exemplo, em que medida uma empresa está disposta a lidar com o indivíduo formado individualmente?

O coletivo apaga as individualidades/ diferenças. Existe uma dialética entre indivíduo e coletivo.

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