Publicado em 1995, pela editora Paz e Terra
Texto: Televisão e Formação
Debate na Rádio de Hessen; transmitido em 1 de junho de 1963;
publicado em Volkshochschule im Westen, vol. 3, 1963.
Comentários e anotações iniciais sobre a leitura do texto em reunião:
Kadelbach propõe uma discussão a
respeito do surgimento das transmissões televisivas e a relação dela com a
formação.
Ele expõe que as Escolas
Superiores de Educação Popular alegaram afastamento dos adultos nos cursos de
formação, devido ao surgimento deste novo meio de comunicação de massas. Com
isso, tais escolas tentam discutir a televisão para evitar a consequência do
afastamento.
Kadelbach questiona qual a
opinião de T. Adorno sobre os esforços de aproximação das Escolas Superiores de
Educação Popular à televisão.
Adorno comenta a televisão
enquanto instrumento de formação cultural e destinada a fins pedagógicos, e
também, a função formativa ou deformativa com relação à consciência das
pessoas, dado ao longo período que se aplica a ver e ouvir a televisão. Adorno
acrescenta que não é contra a televisão, contudo, se preocupa com o uso que
dela se faz, já que o tempo dedicado à consumi-la contribui muito para a
divulgação de ideologias, e é este ponto que requer atenção, discutir o
conteúdo nela transmitido, se este corresponde ou não a uma consciência
evoluída.
Becker expõe também que a
resistência dos adultos, em especial os intelectuais e educadores da época, para
com a televisão, gera uma situação também prejudicial, no sentido de que estes poderiam
contribuir com a construção daquilo que é transmitido. O que lhe soa necessário
é aprender a ver televisão, conscientizar da função educativa e do perigo de
sedução deste meio de comunicação de massa, não só àqueles que a assistem, mas
também aos que produzem conteúdo.
Adorno concorda com Becker e
ressalta que o ensino, sugerido por Becker, a respeito da televisão, não se refere somente a saber
escolher o que assistir, este ou aquele conteúdo, mas desenvolver aptidões
críticas, capacitar as pessoas para que consigam distinguir conteúdos problemáticos,
formadores de falsos valores.
[Continua na próxima postagem sobre autonomia]
[Continua na próxima postagem sobre autonomia]
0 comentários:
Postar um comentário