segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Estudo do temário - 09 de Janeiro de 2015

O Livro dos  Espíritos
Livro 2, Capítulo VI - Vida Espírita

Continuação

Questões: 258 até 273 - Escolha das provas

O Espírito tem consciência do gênero das provas que irá suportar quando reencarnar, pois é ele mesmo quem as escolhe, contudo, não conhece tudo. Os detalhes são consequência da posição que tomar em cada situação, portanto, não deve-se crer que as quedas ou conquistas que lhes acontecem, estejam já escritas. Deus concedeu o livre-arbítrio ao homem, e desta forma, o torna responsável por seus atos e as consequências destes, podendo o homem assim, traçar seu caminho, seja pelo bem, ou pelo mal.

O Espírito pode escolher reencarnar entre pessoas de má vida, uma vez que tenha escolhido suportar provas, que envolvam a necessidade de estar entre tais pessoas, ou meio.

Ainda assim, não é necessário ao Espírito experimentar todos os tipos de tentações. Há Espíritos que traçaram seu caminho de forma a isentar-se de certas provações, utilizando o que Deus concede a todos os Espíritos, o livre-arbítrio.

Os Espíritos escolhem o gênero das provas que querem suportar, de forma que sirvam para ele como expiação, isto segundo a natureza das faltas que cometeram. Há também aqueles que escolhem reencarnar para vivenciar a satisfação de entregar-se a suas paixões.

O Espírito pode também fazer escolhas de provas enquanto encarnado, já que há momentos em que o Espírito ainda encarnado, se liberta da matéria, e assim pode ver as coisas sob de forma diferente.
Ocorre ainda, que o Espírito escolha provas que não consiga superar, ou provas que não lhes tenha proveito algum, e nestas situações, ele aguardará a próxima encarnação para poder se retratar.


Questões: 274 até 290 - Relações de além-túmulo


Há entre os Espíritos subordinação e autoridade, isto em razão da superioridade moral que possuírem. Contudo, a superioridade e poder apresentado na Terra, não lhes dão supremacia no mundo espiritual, o que ocorre é o rebaixamento daquele que se vangloriou do poder na Terra.

Espíritos de diferentes ordens se veem, mas se distinguem. Se evitam ou se aproximam, segundo suas semelhanças. Os Espíritos elevados podem transitar entre os inferiores, para levar sua influência e auxílio até eles, como uma missão, contudo, os Espíritos maus estão impedidos de caminhar nas regiões habitadas pelos bons.

O fluido universal estabelece comunicação constante entre os Espíritos e o pensamento é o meio de transmissão. De forma geral, não é possível esconder intenções, pensamentos dentre os Espíritos, contudo há aqueles que devido a sua elevação, podem se tornar invisíveis aos outros, se julgarem útil fazê-lo.

Os Espíritos desencarnados, constatam sua individualidade através do períspirito, podendo se reconhecerem quando tenham encarnado numa mesma época e se conhecido nela. Contudo, não é de imediato, após deixar o mundo material, que encontra entes queridos no plano espiritual. Pode levar mais ou menos tempo para reencontrá-los, de acordo com a elevação do espírito, e seu desprendimento da matéria.

0 comentários: