sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Estudo de autonomia - 13 de janeiro de 2015

Livro: Educação e Emancipação
Publicado em 1995, pela editora Paz e Terra

Texto: Televisão e Formação
Debate na Rádio de Hessen; transmitido em 1 de junho de 1963;
publicado em Volkshochschule im Westen, vol. 3, 1963.

[Continuação dos comentários sobre a leitura]


Adorno expõe como entende a televisão como ideologia, no sentido de que o conteúdo nela transmitido carrega, fortemente, valores e ideias supostamente positivos, que são constantemente sugeridos aos telespectadores, visando serem aceitos e firmados como verdade.
Becker ressalta a problemática e o perigo de representações cotidianas, carregadas de estereótipos, que são assimilados pelo subconsciente. Ele ainda comenta que a televisão procura ser melhor do que a realidade, de fato, é. O uso de situações sutis para representar profundos problemas da sociedade, pode tornar a televisão uma instituição moral?

Durante o estudo, comentamos que com o tempo, novos meios de comunicação de massa surgiram, e hoje, continuam a trazer preocupações relacionadas ao que foi exposto no texto. A Internet, por exemplo, ainda que tenha proporcionado inúmeras facilidades e benefícios, apresenta quase que diariamente, ferramentas e recursos fortemente sedutores, transmitindo ideias da realidade, de forma maquiada.
Seja a televisão, a Internet, ou qualquer outro meio de comunicação de massa, que venha trazer informação as pessoas, não é neste fato que se apresenta o perigo, mas parece razoável ponderar aquilo que é produzido ou transmitido por tais veículos de comunicação.

[ Continuação na próxima postagem sobre autonomia ]

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